SINTESE AMERICA LATINA
América Latina é uma expressão usada para se referir a países da América que foram colonizados por países com línguas derivadas do Latim, ou seja, Portugal, Espanha e França.
Com mais de 30 países e fortemente influenciada pelos Estados Unidos desde sua emancipação política, a América Latina apresenta baixo nível socioeconômico e grandes desigualdades sociais, muito embora países integrantes como Brasil, México, Argentina e Chile sejam classificados como potências emergentes.
Sua economia, considerada fraca, foi baseada inicialmente na exportação de produtos agrícolas. Além disso, há uma forte concentração de renda, excetuando por Cuba, onde segue o sistema socialista.
Durante a Guerra Fria, os países da América Latina sofreram com as ditaduras militares instauradas com o auxílio dos EUA, que temiam pelo sistema capitalista, uma vez que a economia fragilizada dos países os tornavam bastante propensos a uma ‘ameaça’ socialista. A redemocratização, ocorrida a partir da década de 80, acabou por acentuar as crises e aumentou o potencial do narcotráfico na América Latina, tendo como principal combatente o Plano Colômbia, criado e financiado pelos Estados Unidos.
É importante salientar que, na guerra contra o narcotráfico, enquanto os membros da FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) se posicionam contra a dependência dos Estados Unidos, esse, por sua vez, caracteriza o grupo como narcoterrorista, baseado em acusações de participações da FARC em sequestros e extorsões.
A partir da década de 1990, A América Latina tentou sanar suas crises a partir da abertura de mercado para investimentos externos, além de equilibrar sua economia com empréstimos cedidos pelo Banco Mundial e pelo Fundo Monetário Internacional. Paralelamente, países como Chile, México, Brasil e Peru apresentaram políticas de privatização de empresas estatais deficitárias e facilidades para empresas multinacionais.
Atualmente, podemos destacar uma grande ascensão de