sinopse pantaleão
Elaborada por: Yasmin Prado Marques Matias
Autor (es)
Mario Vargas Llosa
Ano ou SD
2002
Título
Pantaleão e as Visitadoras
Fonte (Livro, revista jornal)
Filme
Editor (a)
Local
Peru
Páginas
Sinopse Crítica
Tópicos
Conteúdo
Observações
Objetivo
O filme em questão gira em torno da vida de Pantaleão Pantoja, capitão do exército peruano, que é destacado para uma missão inesperada e até mesmo com elementos surreais: planejar, organizar, implementar e administrar um batalhão de prostitutas (as "Visitadoras") para levar até os postos de fronteira do exército na Amazônia Peruana, de modo a satisfazer as necessidades básicas dos soldados que trabalham nesses locais. Pantaleão foi escolhido para essa missão secreta após um longo estudo de sua vida por parte da cúpula do exército peruano, em que foi destacado o fato de que ele sempre foi um indivíduo exemplar em sua conduta pessoal (sem vícios, bem casado, atleta, ama à pátria, dedicação extrema à instituição do exército) e um aluno exemplar em administração, economia e matemática. Essa missão é confidencial e se faz necessária pelo alto índice de estupros cometidos pelos soldados na região. Foi constatado que não se tratavam de casos isolados, mas um problema estrutural causado pela carência sexual dos soldados que viviam isolados nos postos de fronteira e sem contato com mulheres.
Ao ser convocado Pantaleão não sabe qual será a sua missão, e só ao se mudar para a cidade de Iquitos que é informado, e já afirma que não está preparado para esse tipo de atividade. Porém, Pantaleão não sabe desobedecer a regras e então aceita a missão.
Idéias principais
Após ter aceitado comandar essa missão Pantaleão, por conselho de um amigo, procura o bordel da cidade, e lá faz uma proposta para a Dona Chuchupe, que é dona do bordel, para que ela recrutasse as visitadoras para o serviço. Dona Chuchupe aceita a proposta.
Então, Pantaleão recruta dois soldados para ajudá-lo a tomar