SINOPSE mec flu
José Antônio Rodrigues da silva Júnior e José Mário Porto 2
Airton Maciel3
1 DESCRIÇÃO DO CASO
Um fator agravante da escassez da água no mundo é a desigualdade social, assim como a falta de usos sustentáveis dos recursos naturais. A diferença entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos evidenciam que está diretamente ligado a crise mundial dos recursos hídricos. Segundo a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), menos da metade da população mundial tem acesso à água potável. A irrigação corresponde a 73% do consumo de água, 21% vai para a indústria e apenas 6% destina-se ao consumo doméstico.
A crise de água no Brasil está cada vez um caso mais preocupante, principalmente, mas não somente, na região sudeste do país, onde veem sofrendo os efeitos dessa falta de recursos hídricos, como desabastecimento permanente, alimentos mais caros, riscos de apagão. Em São Paulo, por exemplo, a população já sofre com a escassez, ficando as vezes 18hs sem água nas torneiras. Percebe-se então que caso não se tome medidas eficazes para evitar o excesso do consumo de água, serão tomadas medidas mais drásticas para conter o desperdício e o consumo impróprio. Umas das medidas que podem ser usadas como solução desde problema é a coleta da água pluvial e reuso da água.
Reuso é o processo de utilização da água por mais de uma vez, tratada ou não, para o mesmo ou outro fim. O reuso da água traz uma série de benefícios, pois protege o meio ambiente com a redução do uso dos recursos hídricos, assim como fatores econômicos, para industrias, consumidores, ou seja, sociedade de um modo geral. No Brasil essa prática não é muito comum, pois a população não está apta a adaptar novas tecnologias para reutilizar a água potável e utilizar água da chuva, além de ter certa abundância de água doce, em comparativo outras áreas do planeta.
.
2IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO CASO
Esse case tem