Sinopse do filme o nome da rosa
Mas a atenção agora é desviada para os assassinatos debaixo de muito mistério. Alguns dos monges acredita ser obra do demônio. Entretanto, William não esta de acordo e começa a investigação.
William de Baskenville, o frade franciscano detetive, é também o filósofo, que investiga, examina, interroga, duvida, questiona e, por fim, com seu método empírico e analítico, desvenda o mistério, ainda que para isso seja pago um alto preço.
No mosteiro, sete monges morrem estranhamente, onde as vitimas aparecem sempre com os dedos e as línguas roxas.
Mas antes que ele conclua as investigações, Bernardo Gui, o grão Inquisidor, chega ao local e esta pronta para torturar qualquer suspeito de heresia que havia cometido assassinatos em nome do diabo. Considerando que ele não gosta de Baskenville, ele é inclinado a colocá- lo no topo da lista dos que são diabolicamente influenciados. Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, é travada enquanto o motivo dos assassinatos é lentamente solucionado.
Aspectos Sociológicos- No mosteiro Beneditino o comportamento dos monges dominicanos era muito diferente ao comportamento dos monges franciscanos. Os monges dominicanos tinham comportamento dogmático e teocêntrico. Já os franciscanos mostravam- se abertos a novos conhecimentos, de comportamento racional e humanístico.
Ex: Dominicanos: Não tinham dúvidas quanto sua fé, mas não tinham acesso dos livros, escritos sagrados e profanos. Já os franciscanos, tinham sua fé, mas constantemente procuravam por respostas.