sindromes das radia oes
1)Decorre morte celular ?
R: Depende da dose absorvida , porque no acidente do césio 137 em Goiânia em 1987 , várias pessoas se contaminaram de diferentes tipos de contaminação , a dose absorvida variou de 0,9 a 7.1 Gy . As pessoas que tiveram uma absorção inferior a 1Gy não demonstraram sintomas . As vítimas que tiveram de 1 a 2 Gy tiveram sintomas leves como :náuseas , vômitos e astenias (3 a 6 horas após a exposição). De 4 a 6 Gy ocorre morre celular .
2)Gravidade aumenta com o aumento de dose recebida?
R: Sim, com aumento da dose recebida a forma de absorção se intensifica, variando desde o efeito infra-clinico até uma absorção pulmonar e morte cerebral.
3)O efeito é somático ou genético ?
R: Efeitos Somáticos são aqueles que ocorrem no próprio indivíduo irradiado. Podem ser divididos em efeitos Imediatos e efeitos Tardios. Nos Efeitos Genéticos os danos provocados nas células que participam do processo reprodutivo de indivíduos que foram expostos à radiação, podem resultar em defeitos ou mau-formações em indivíduos de sua descendência. No caso das pessoas do césio -137-o efeito foi na maior parte somático , porque devido ao tipo de dano e a quantidade de radiação que essas pessoas receberam .
4)Imediatos ou Tardios?
R: Como no caso do acidente do césio 137 como tiveram pessoas que se contaminaram com uma taxa baixa, os efeitos mediatos são aqueles efeitos que ocorrem em um período de horas até algumas semanas após a irradiação. Como exemplos de efeitos agudos provocados pela ação de radiações ionizantes pode-se citar eritema, queda de cabelos, necrose de tecido, esterilidade temporária ou permanente, alterações no sistema sangüíneo, etc.
E os efeitos tardios são quando os efeitos ocorrem vários meses ou anos após a exposição à radiação. Exemplos dos efeitos crônicos são: o aparecimento de catarata, o câncer, a anemia etc.
5)Os efeitos podem ocorrer tanto de dose baixa quanto de dose alta ?
R: Sim, acontece tanto em doses baixas e