RESUMO DO LIVRO
Ao longo de capítulos, ele repassa os principais fatos que marcaram sua existência. As impressões deixadas pela infância, pela viagem ao exterior; o retorno ao Brasil; a 1ª Guerra Mundial; o namoro com Célia; o casamento; o nascimento de sua única filha (Celiazinha); o caso extraconjugal; a falência; o divórcio motivado pelo insucesso financeiro; a morte da ex-esposa; a recuperação da guarda da filha e da fortuna.
A história do narrador é banal. Não tem nada de especial. Nem acontecimentos bombásticos que orientam para um final que exprima a vitória do verdadeiro amor, nem consequências necessárias resultantes de um determinismo psicossocial. Já aí vemos o quanto Oswald distancia-se de toda literatura que o precedeu tanto na escolha quanto no tratamento do tema.
SOBRE O AUTOR: José Oswald de Sousa Andrade nasceu em 1890 e morreu em 1954.
Foi jornalista, poeta, romancista e autor de peças teatrais. Escreveu poesias originais com humor, ironia e com uma linguagem coloquial, deixando de lado o purismo e artificialismo. Como era crítico e debochado estava sempre pronto para satirizar a burguesia (classe de onde veio). Oswald defendia a valorização de nossas origens e de nosso passado. Buscava uma