Tecido Muscular
O tecido muscular é uma parte do corpo humano caracterizada pela capacidade de se contrair com alguns estímulos claros e utilizando o ATP (molécula orgânica responsável pelo armazenamento de energia nas suas ligações químicas); e pela sua capacidade de responder a um estímulo nervoso.
Essas células são de origem mesodérmica, sendo que a sua diferenciação se dá através da síntese de proteínas específicas com uma organização determinada.
Sendo diferenciados pelas suas características morfo-funcionais. Existem três tipos principais de tecidos musculares:
Tecido muscular estriado esquelético,
Tecido muscular cardíaco e
Tecido muscular liso.
-Os tecidos estriados apresentam feixes de células cilíndricas longas e multinucleadas que apresentam estriaçoes transversais. Possuem contração rápida e são sujeitas a controle voluntario.
-O tecido estriado cardíaco está na constituição do coração, com células alongadas e ramificadas. E esse tecido tem contração rápida, involuntária e rítmica, possuindo células ramificadas que se associam em discos intercalares proporcionando uma forte adesão celular e comunicação/propagação do impulso elétrico.
-O músculo liso é aglomerado de células fusiformes que não possuem estrias transversais. São órgãos internos, como o estômago, o intestino, os pulmões e os vasos sanguíneos.
Alguns componentes musculares possuem nomes especiais, como, membrana celular é sarcolema; citossol é sarcoplasma; reticulo endoplasmático liso é reticulo sarcoplasmático.
Musculo Esquelético
Formado por feixes longos, cilíndricos, multinucleadas, com muitos filamentos, as miofibrilas. Essas fibras se originam no embrião pelas fusões de células alongadas, os mioblastos. Os núcleos se localizam na periferia das fibras, próximos ao sacolema. Isso que diferencia o musculo esquelético do cardíaco, pois o cardíaco possui os núcleos no centro.
Aplicação Medica
Observação de que o