Sindrome Respiratoria Aguda Grave
Prof.ª Lilian Ribeiro
Alunos: Felipe Silva Nogueira e João Pedro santos Vareiro
Centro Educacional Construindo o Saber
Matéria: ciências Serie 7ºB
Centro Educacional Construindo o Saber
Campo Grande – MS
Matéria: Ciências
Professora: Lilian Ribeiro 7 º ano B
Alunos: Felipe Silva Nogueira
Joao Pedro Santos Vareiro
SARS
Síndrome Respiratória Aguda Grave , Síndrome Respiratória Aguda Severa ou pneumonia atípica (SARS, do inglês Severe Acute Respiratory Sydrome) , é uma doença respiratória grave que afligiu o mundo no ano de 2003, cuja causa não foi ainda determinada (provavelmente causada por um coronavirus), mas se trata de uma grave pneumonia atípica.
Foi registrava primeiramente na província de Guangdong na Republica Popular da china em novembro de 2002, se espalhou, sobretudo para partes do leste e sudeste de Ásia, bem como para Toronto Canadá A Organização Mundial de saúde (OMS) emitiu somente em 2003 um alerta global em relação à síndrome Respiratória Aguda Grave.
Os principais sintomas apresentados são:
Febre alta
Tosse
Dispneia (dificuldade na respiração);
Muitas vezes confundida com a gripe aviária, embora não seja a mesma doença é causada pela Coronavírus (CoV SARS) tendo diagnostico a partir de sorologia e PCR.
Devido á sua rápida disseminação, fronteiras de todo o mundo passaram a exibir avisos sobre a doença, mobilizando seus órgãos de saúde para combatê-la proativa mente.
Menos transmissível que a gripe comum, a contaminação se dá por meio da ingestão ou aspiração de gotículas de Saliva ou secreção nasal direita ou indiretamente de uma pessoa contaminada.
O tratamento é focado no controle dos sintomas e recuperação da imunidade, evitando a manifestação de novas infecções e recomendado o uso de próteses respiratórias.
A prevenção inclui a detecção precoce e tratamento dos