Sindrome metabolica em criancas
METABOLIC SYNDROME IN CHILDREN AND ADOLESCENTS: PREVALENCE AND RISK FACTORS ASSOCIATES
SÍNDROME METABÓLICO EN NIÑOS Y ADOLESCENTES: PREVALENCIA Y FACTORES DE RIESGO ASOCIADOS
Polyana Resende Silva de Morais2; Isabelle Campos Ponciano2; Fernanda Arruda Cunha2; Alessandra Macedo3.
1 Projeto realizado no Departamento de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica de Goiás / PUC-Go.
2 Alunas do curso de Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás / PUC-GO, Praça Universitária com 1ª avenida (esq. com rua 235) - Setor Universitário, CEP. 74.605-020.
3 Orientadora. Especialista em Nutrição Clínica (São Camilo/SP). Especialista em Nutrição em Cardiologia (SOCESP). Especialista em Distúrbios Metabólicos e Risco Cardiovascular (CEU/SP). Mestre em Ciências da Saúde (FM/USP). Professora efetiva do curso de nutrição da PUC-Goiás, Praça Universitária com 1ª avenida (esq. com rua 235) - Setor Universitário, CEP. 74.605-020.
Responsável: Polyana Resende Silva de Morais. Endereço: Alameda dos Ipês qd. 14 lt. 14, Jardins Florença. Tel. 3246.3031. E-mail: polyana.morais@hotmail.com.
Apresentado na II Jornada Científica do Curso de Nutrição, 9 e 10 de dezembro de 2010, Goiânia, Go.
Agradecimentos: Hospital Geral de Goiânia e Projeto PIPOCA – Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás.
INTRODUÇÃO
A síndrome metabólica (SM), descrita como a ocorrência simultânea de diversos fatores de risco como hiperinsulinemia, dislipidemia, hipertensão arterial, distúrbios do metabolismo de carboidratos e obesidade abdominal, tem sido observada desde a infância (REAVEN, 1988). Segundo estudo realizado na cidade de Taguatinga em crianças obesas com idades entre 7 e 11 anos, constatou-se a presença de SM em 17,3% da população, o que pode levar ao aparecimento mais precoce de diabete melito (DM) e doenças