sindrome maniaca
FACULDADE BARÃO DE RIO BRANCO- FAB
CURSO DE PSICOLOGIA
ANGELA Mª
ISADORA SALES DE SOUZA
JEOVANA FENANDES DE LIMA
SARA FERNANDES
TINA TÂNIA
SÍNDROME MANÍACA
RIO BRANCO- ACRE
2013
ANGELA Mª
ISADORA SALES DE SOUZA
JEOVANA FENANDES DE LIMA
SARA FERNANDES
TINA TÂNIA
SÍNDROME MANÍACA
Trabalho apresentado como requisito de nota parcial de N2 referente a avaliação de Psicopatologia Geral, do curso de Psicologia sob orientação da Prof.ª.: Luciana Mello.
RIO BRANCO- ACRE
2013
RESUMO
A euforia ou alegria patológica e a elação (ou expansão do Eu) constituem a base da síndrome maníaca, existem vários autores, que relatam suas opiniões diante do assunto a ser abordado, em geral todas as características, sinais e sintomas descritos pelos os mesmos se relacionam e formam a descrição de sinais e sintomas dessa síndrome. (Belmaker, 2004) Além disso, é fundamental e esta quase sempre presente a aceleração de todas as funções psíquicas (taquipsiquismo), manifestando-se como agitação psicomotora, exaltação, loquacidade ou Logorréia e pensamento acelerado (Cassidy et al., 1998). A atitude geral do paciente é alegre, brincalhona ou irritada, arrogante. Além das alterações propriamente do humor (euforia, elação) e do ritmo psíquico (aceleração), na esfera ideativa verifica-se um pensamento em geral superficial e impreciso. O paciente fala mais do que pensa (Bins Wanger [1961], 1973).
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO:______________________________________05
SÍNDORME MANÍACA:_______________________________06
CARACTERISTICAS DO TRANSTORNO MANIACO:_____07
CONCLUSÃO:________________________________________14
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:____________________15
Introdução
Mania (do grego: mania (loucura)) é um distúrbio mental caracterizado por aumento anormal da euforia ou do humor irritável e dos níveis de