Sindrome do impacto do ombro
Acadêmicos do curso de fisioterapia faculdade UNIBAN.
PATOLOGIA ESTUDADA
A síndrome do impacto é uma das causas mais comuns de dores no ombro em adultos. A dor pode ser por uma inflamacao da bursa (bursite) que cobre o manguito rotador ou uma tendinite do próprio manguito. Algumas vezes, uma ruptuta parcial do manguito pode ser a causa da dor.
A síndrome do impacto normalmente causa dor e inchaço na parte frontal do ombro. Pode haver dor e rigidez na elevacao do braço. Quando há progressão do quadro, pode ocorrer dor à noite.
Para o diagnóstico da síndrome do impacto, o ortopedista avalia os sintomas e o exame físico do ombro.
Este pode mostrar líquidos ou inflamação da bursa e do manguito rotador. até uma ruptura parcial do manguito pode aparecer na RM.
TRATAMENTO FISIOTERAPEUTICO E OBJETIVOS DE TRATAMENTO
O aparelho de eletroterapia Laser é utilizado juntamente com a cinesioterapia como tratamento da síndrome de impacto pelos efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e aumento da amplitude de movimento respectivamente.O uso destas intervenções fisioterapêuticas é eficaz na redução da dor, no ganho de amplitude de movimento e consequentemente na funcionalidade do membro aumentando a qualidade de vida do paciente.
Os recursos eletrotermoterapêuticos e cinesioterapêuticos disponíveis na Fisioterapia podem proporcionar a diminuição do processo inflamatório, redução do quadro álgico e aumento da amplitude de movimento.
A Cinesioterapia deve ser a intervenção principal no programa de tratamento fisioterapêutico, principalmente nas disfunções do sistema músculo esquelético, com o intuito de eliminar ou reduzir a incapacidade ou limitação funcional, além de impedir ou diminuir a progressão da patologia e prevenir recidivas. O exercício terapêutico é o principal recurso na reabilitação do ombro. Sua indicação estende-se a todas as patologias do ombro onde a dor está presente, enfatizando a importância da mobilização passiva