Sindrome de sjogren
Faculdade de Ciências da Saúde
Síndrome de Sjögren
Breve “Overview”
O Síndrome de Sjögren (SS) é uma doença auto-imune crónica inflamatória, lentamente progressiva, caracterizada sob o ponto de vista histológico pela infiltração de linfócitos T CD4+ e linfócitos B ao nível das glândulas exócrinas, especialmente salivares e lacrimais, entre outros órgãos, bem como pela presença de autoanticorpos no soro. De difícil diagnóstico, os sintomas mais protuberantes do SS são a xerostomia e xeroftalmia.
Nove em cada dez pacientes com SS são do sexo feminino, maioritariamente, na menopausa ou com idade superior. Contudo, pode também ocorrer em crianças, adolescentes e adultos jovens, podendo surgir complicações durante a gravidez em mulheres jovens.
Não existe cura para o SS, contudo, existem diversos tratamentos no sentido de aliviar alguns sintomas, proporcionando uma melhor qualidade de vida ao doente.
Etiologia
As causas não são conhecidas, mas pensa-se que múltiplos factores podem estar envolvidos no despoletar desta doença, entre os quais factores hereditários, hormonais, infecções bacterianas ou virais e alterações do próprio sistema nervoso.
Diagnóstico
O diagnóstico e a intervenção precoces são importantes na prevenção de complicações desta doença. Contudo, o seu diagnóstico não é tarefa fácil dado que este pode mimetizar outras patologias ou coexistir com outras doenças auto-imunes como o Lúpus Eritematoso Disseminado (LED), a Artrite Reumatóide, Esclerose Múltipla, Fibromialgia entre outras. Para além disso, nem toda a secura que é tão característica desta doença resulta dela. Pode resultar de efeitos secundários decorrentes da toma de certos medicamentos usados para o tratamento de hipertensão arterial, depressão, resfriados, alergias e problemas gastrointestinais.
Face à variedade de sintomas que esta doença apresenta, o paciente pode ser encaminhado para diversos especialistas como o oftalmologista, médico