Sindrome de down2
O QUE É SÍNDROME DE DOWN?
É uma condição genética na qual existe um material cromossômico excedente ligado a par de números 21 e por isso também é chamada de trissomia do 21. As pessoas com a síndrome Down (pronúncia dawn) apresentam, em consequência, retardo mental (de leve a moderado) e alguns problemas clínicos associados.
COMO SE MANIFESTA?
A doença se manifesta com dificuldades de aprendizagem, muitas vezes com problemas cardíacos e leucemia nas crianças, que apresentam traços faciais característicos. A maior parte desses pacientes desenvolve Alzheimer depois dos 40 anos de idade.
Com relação às doenças bucais, há uma predisposição ao desenvolvimento de periodontite.
Características:
* Inclinação das fendas palpebrais; * Pequenas dobras de pele no canto interno dos olhos; * Língua aumentada e proeminente; * Achatamento da parte de trás da cabeça; * Ponte nasal achatada; * Orelhas menores; * Boca pequena; * Tônus muscular diminuído; * Ligamentos soltos; * Mãos e pés pequenos; * Pele na nuca em excesso; * Palma da mão com uma linha cruzada (linha simiesca); * Distancia entre primeiro e segundo dedo do pé aumentado.
COMO EVITAR?
Como é uma doença genética, não existe meio de se evitar por completo a chance de se ter um filho portador. Alguns fatores podem contribuir na prevenção como a idade materna e a utilização de ácido fólico três meses antes de engravidar e permanecer por igual período após a concepção.
COMO SE COMPORTAR?
Não há problemas de comportamento característicos de crianças com Síndrome de Down. Porém, muito de seu comportamento estará relacionado a seu nível de desenvolvimento. Então, quando ocorrem problemas, eles são geralmente parecidos com aqueles vistos em crianças de desenvolvimento típicas mais novas.
A SÍNDROME DE DOWN E A ODONTOLOGIA
Quando levar