SINCRONISMO DO GERADOR ATRAVES DOS MÉTODOS DAS LAMPADAS
ENGENHARIA ELÉTRICA
RELATÓRIO - MÁQUINAS ELÉTRICAS
EXPERIMENTO – SINCRONISMO DO GERADOR ATRAVES DOS MÉTODOS DAS LAMPADAS
DISCENTES:
DOCENTE:
CUIABÁ - 2013
1. OBJETIVO Sincronizar o gerador síncrono com a rede elétrica, utilizando os métodos das lâmpadas.
Lâmpadas acesas
Lâmpadas apagadas
Lâmpadas girantes
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA.
A maior aplicação da máquina síncrona é como gerador interligado ao sistema trifásico da concessionária onde o mesmo opera em paralelo com os outros geradores que alimentam o sistema. Admitindo que a tensão e a frequência do sistema são constantes independente das variações impostas a sua excitação e o conjugado resistente aplicado ao seu eixo. (torque eletromagnético)
Essa constância é garantida por meio de dispositivos automáticos de reguladores das turbinas ou motores, que fornecem potência motriz para ao gerador. Dessa forma as tensões balanceadas equilibradas, onde está, ou será ligado, o gerador podem ser consideradas por:
)
são, respectivamente, as tensões induzidas nos três enrolamentos da armadura, e é o valor de pico das mesmas
Para conectar a máquina sincronia “MS” ao sistema devemos aciona – lá à velocidade síncrona, que é a mesma velocidade do campo girante. Depois ajustamos a corrente de campo a fim de obter as tensões nos terminais do estator com a mesma amplitude das do sistema onde será conectado, também verificamos se a frequência da tensão gerada é a mesma do barramento da concessionária. O sincronismo da maquina com o sistema é importante, pois caso seja realizado de forma incorreta pode ocasionar sérios danos às maquinas que serão acopladas ao sistema.
3. DESENVOLVIMENTO:
Esse experimento consistiu basicamente em fazer a sincronia do gerador síncrono utilizando um painel de sincronismo através do método das lâmpadas acesas