Sinapse
Sinapse
Curso de Ciências Biológicas 2010 Disciplina de Fisiologia Comparada Ciclo de Neurofisiologia Cap 3
Departamento de Fisiologia, IB Unesp-Botucatu Profa. Silvia M. Nishida
37
Todos os animais possuem células nervosas (com a exceção dos poríferos) o que possibilita reações rápidas aos estímulos do meio ambiente. O sistema nervoso é um tecido composto de neurônios e gliócitos. Os neurônios surgiram pela primeira vez com os cnidários nos quais podemos reconhecer os três tipos funcionais de neurônios: sensorial, associativo e o motor. Os neurônios funcionalmente relacionados estabelecem conexões entre si formando circuitos ou rede neurais. Esses circuitos são de diferentes tipos e exercem funções variadas: recebem estímulos sensoriais e geram respostas reflexas, ou produzem padrões espontâneos e rítmicos de atividade (tipo marca-passo) e outros tipos de associações. A conexão funcional entre neurônios é denominada sinapse nervosa e entre neurônios e as células musculares, de junção neuromuscular.
Quanto maior o número de neurônios em um circuito neural, maior será a capacidade de processamento da informação e maior a complexidade. A tendência evolutiva, tanto de invertebrados como de vertebrados foi de aumento do sistema nervoso, refletindo o aumento do número de neurônios e complexidade dos comportamentos.
Curso de Ciências Biológicas 2010 Disciplina de Fisiologia Comparada Ciclo de Neurofisiologia Cap 3
Departamento de Fisiologia, IB Unesp-Botucatu Profa. Silvia M. Nishida
38
As sinapses nervosas podem ser químicas ou elétricas
Sinapse química. Os neurônios comunicam-se uns com os outros neurônios ou com as células efetuadoras (células musculares ou glandulares) por meio de mediadores químicos denominados neurotransmissores (NT). Os NT são sintetizados pelos próprios neurônios e armazenados dentro de vesículas. Essas vesículas ficam armazenadas no terminal axônico. Quando os impulsos nervosos chegam aos