Sinais e sintomas em primeiros socorros
Duarante a busca bibliográfica foi possivel observar a dificuldade de encontrar a definição dos conceitos de sinais e sintomas, sendo comum encontrar a aplicação dos mesmos em publicações relacionadas à área da saúde. Porém, na disciplina de Noções de Primeiros Socorros, ofertada no primeiro semestre de 2012, foi possivel abordar tais conceitos com propriedade, logo o que procurei fazer foi utilizar o conhecimento que ja possuia e aliá-lo ao uso dos termos encontrados nas publicações para então montar esse impresso. Sinais são dados objetivos que podem ser observados por exame físico como, por exemplo, uma fratura exposta. Já sintomas são dados subjetivos relatados pelos pacientes na anamnese, como dor de cabeça. Algumas vezes, é possivel estabelecer relação entre eles e um sintoma pode ser um sinal, desde que seja um fato clínico e possa ser comprovado pelo profissional, um bom exemplo seria o edema.
Encontrou-se também, a definição de síndrome, que é caracterizada pelo conjunto de sinais e sintomas de uma determinada doença. Referências Bibliográficas
Portal do Coração: cardiologia, saúde e bem-estar. Definições: sintoma, sinal e síndrome. Disponível em: http://portaldocoracao.uol.com.br/sinais-e-sintomas/definices-sintoma-sinal-e-sindrome Acesso em: 10/10/12.
PORTO, C. C. Sinais e Sintomas. In: ___________ Exame Clínico: bases para a prática médica. 6ªed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. P. 43-141. SALDANHA, Aline Dantas Diógenes. Associação entre o zumbido subjetivo, sinais e sintomas de disfunção temporomandibular e hábitos parafuncionais orais: um estudo transversal. 2009. Dissertação (Mestrado em Reabilitação Oral) - Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, Bauru, 2009. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25135/tde-27052009-152206/>. Acesso em: