sinagoga
CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA
MÓDULO: 7
MATÉRIA: História Bíblica Neotestamentária
A SINAGOGA
I. A ORIGEM DA SINAGOGA
Não se sabe com exatidão quando surgiu a primeira sinagoga, mas não temos dúvidas quanto ao motivo pelo qual ela foi criada. O povo de Israel enfrentava constantes ameaças à sua sobrevivência como nação. Através dos séculos, eles tinham sofrido deportações e morticínios. Além disso, foram mesclados a povos que só lhes votavam desprezo. Portanto, se quisessem sobreviver e manter sua identidade religiosa, tinham que criar um centro educacional e religioso. É provável que a primeira sinagoga tenha sido fundada ainda no cativeiro babilônico (606 – 536 a.C.), quando alguns judeus resolveram organizar-se e instruir os filhos nas coisas de Deus, para que não se esquecessem dEle e assim fossem absorvidos pelas religiões dos lugares para onde tinham sido levados. Com o passar dos tempos, esses centros educacionais foram se tornando mais eficientes, mais complexos, e, por fim, atingiram o estágio final, a sinagoga.
II. A IMPORTÂNCIA DA SINAGOGA
Nos dias de Cristo, a sinagoga tinha um papel muito importante para a comunidade judaica, já que era o centro de educação religiosa e de orientação espiritual do povo. Na época em que Jesus iniciou seu ministério, a sinagoga representava uma grande força em sua terra, que não poderia ser ignorada. Depois do templo de Jerusalém, era a instituição religiosa mais importante. A grande vantagem dela era que se achava mais acessível ao povo em geral. Por causa disso, foi nos cultos das sinagogas que a igreja cristã iniciante causou maiores impactos.
III. A LIDERANÇA DAS SINAGOGAS
A maior parte dos interesses das sinagogas era administrada por uma comissão de dez anciãos. A tarefa deles era supervisionar todo o funcionamento dela, e selecionar os que estariam encarregados das diversas atividades. A liderança principal era exercida por dois