Simulado dos contos de Machado de Assis111

787 palavras 4 páginas
SIMULADO DOS CONTOS MACHADO DE ASSIS
QUESTOES DE VESTIBULAR
A CARTOMANTE
MACHADO DE ASSIS

01. Leia o fragmento abaixo e responda às questões.
“Não queria arrancar-lhe as ilusões. Também ele, em criança, e ainda depois, foi supersticioso, teve um arsenal inteiro de crendices, que a mãe lhe incutiu e que aos vinte anos desapareceram. No dia em que deixou cair toda essa vegetação parasita, e ficou só o tronco da religião, ele, como tivesse recebido da mãe ambos os ensinos, envolveu-os na mesma dúvida, e logo depois em uma só negação total. Camilo não acreditava em nada. Por quê? Não poderia dizê-lo, não possuía um só argumento; limitava-se a negar tudo. E digo mal, porque negar é ainda afirmar, e ele não formulava incredulidade; diante do mistério, contentou-se em levantar os ombros, e foi andando”. [12º parágrafo]

Segundo o trecho acima, Camilo
A) Ainda criança, preferiu não acreditar em nada.
B) Desde criança desprezava superstições.
C) Diante do desconhecido, preferiu ficar indiferente.
D) Era crédulo, apesar de negar qualquer fé.
E) Negava qualquer envolvimento com religião.

O CASO DA VARA
MACHADO DE ASSIS

01. Considere as seguintes afirmações sobre os contos Pai contra Mãe, O Caso da Vara e Capítulo dos Chapéus de Machado de Assis.
I. Machado de Assis inicia o conto Pai contra mãe com uma espécie de “crônica da escravidão”. Desfia o seu processo “institucional”, como quem explica o funcionamento de um ofício.
II. No conto O caso da vara, Damião é um jovem advogado que defendia pequenas causas. III. No conto Capítulo dos chapéus, Mariana é a esposa do bacharel Conrado Seabra. O conflito entre o casal começa numa manhã do mês de abril, por conta da insistência de Conrado em atender pessoas que não tinham como pagar suas custas de advogado.

Qual(is) está(ão) correta(s)? a) Apenas a I. b) Apenas a II. c) Apenas a III. d) Apenas a I e a II. e) I, II e III.

O ALIENISTA
MACHADO

Relacionados