SIMULADO DE FILOSOFIA - 6º ANO
1. Sobre o importante papel das famílias na vida dos seres humanos, marque abaixo apenas a opção CORRETA: a) Quando a violência faz parte do dia a dia de uma família, a convivência com as outras pessoas se torna mais fácil, e assim, conseguimos viver em paz.
b) A família é a principal responsável por apresentar o mundo para as crianças e por ensiná-las a fazer as escolhas certas ao longo de suas vidas.
c) A vida é sempre mais bela quando não amamos a nossa família.
d) O respeito pela vida, pelo mundo e pelas pessoas que existem neste mundo não são coisas que aprendemos com a família, pois a família não pode nos ensinar nada de positivo.
e) A família e os amigos jamais influenciam em nossa forma de pensar e na nossa forma de agir.
2. “Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim o único no mundo. E eu serei para ti única no mundo.” SAINT-EXÚPERY, Antoine de. O pequeno príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 2006.
De acordo com o texto, assinale a alternativa correta:
a) Para a raposa, é a partir da convivência que criamos a afinidade e a partir disso tornamos o outro importante em nossa vida.
b) Para a raposa, o príncipe era apenas mais um garoto, não tinha interesse em conhecê-lo.
c) A raposa mostra que, a partir do momento que fazemos amizade, o nosso amigo se torna único, não abrindo possibilidades de outras amizades.
d) A raposa estava com receio de se relacionar com o príncipe, pois para ela a amizade se dá entre pessoas iguais e não diferentes.
e) O que uniria o príncipe e a raposa era o conhecimento que tinham construído e não suas afinidades.
3. Ana Luísa está