Simulado da oab
02) O Autor faz uma analogia entre o Belo, o Feio, o Bom, o Mau, o Verdadeiro e o falso e faz uma correlação com todas as necessidades do ser humano nos dias atuais; Retrata a busca do homem com relação as suas necessidades básicas, de manter-se saudável, afetivas e sua relação enquanto ser integrante de uma sociedade e seu governante; Nesse texto o autor simboliza cada busca incessante do homem moderno e aponta a filosofia como instrumento capaz de balizar e orientar nessa busca.
Caso 02 - Sobre os fundamentos da Justiça.
01) Sim, eis que trata justamente de questões ligada a filosofia com questionamentos que possam diferenciar um ente estatal de uma necessidade (justiça) cujo poder para dirimir os conflitos inerentes do convívio em sociedade lhe foram outorgadas.
02) “....O termo "acesso à justiça", tão propalado nos nossos dias, não diz nada além da possibilidade de acesso ao Poder Judiciário, no sentido do rompimento das barreiras que separam o cidadão da instituição destinada a proteger os seus interesses. ...”
Faculdade Estácio de Sá – Campus Vila Velha
Curso de Direito Filosofia Geral e Jurídica
Gabriel Ribeiro Rabbi – 9º Período
Aula 02.
Caso 01 – Os filósofos questionavam sobre as relações humanas, a política, as técnicas e a ética; Desenvolvimentos das cidades do comércio e das artes. O período Socrático foi o de maior prosperidade para a Democracia;
Caso 02 - Aprenderam através da mesma idéia que consistia no conceito de valorização do homem e desprezando o conhecimento pela natureza porem os Sofistas pregavam pelo conhecimento superficial; Sócrates já defendia que o homem deve antes de tudo conhecer a si próprio; Sim existem diferenças que