Análise do livro o mistério da casa verde de moacyr scliar
Taboão da Serra
Literatura Infanto Juvenil
Taboão da Serra
2012
* * * O mistério da Casa Verde, de Moacyr Scliar
Luciene dos Santos Monteiro Moraes
A obra “O mistério da casa verde”, de Moacyr Scliar, tem como finalidade facilitar o acesso à leitura ao público juvenil. Com uma linguagem narrativa de fácil compreensão, o autor cria vínculos entre sua obra e a obra escrita por Machado de Assis, “O Alienista”. Onde faz uma abordagem entre o passado e o presente. Esse diálogo entre as duas narrativas nos leva o observar alguns pontos principais do conto, o primeiro é as falas utilizadas no século XIX citadas por Machado em “O Alienista”, e por Jorge o morador a Casa Verde, assim que se encontra com Artur e seus amigos.
“Se vos conheço? Pessoalmente, não. Mas posso dizer tudo a vosso respeito. Posso penetrar em vossos corações, posso percorrer os sombrios corredores de vossa mente. Posso fazer tudo isto, e mais ainda, sabeis por quê? Porque sou o alienista. E o alienista reconhece de imediato os loucos. Como vós.” (SCLIAR, 2008, p.13).
O tratamento dado aos pacientes com problemas mentais é um outro ponto que nos chama a atenção. Em “O mistério da Casa Verde” a professora Isaura explica para seus alunos como eram esses tratamentos.
[...] “Assim é que cada louco furioso era trancado em uma alcova, na própria casa, e não curado, mas descurado, até que a morte o vinha defraudar do benefício da vida; os mansos andavam à solta pela rua. A Casa Verde. Inaugurou-se com imensa pompa; [...] Logo começaram a chegar os doentes. Eram furiosos, eram mansos, eram monomaníacos, O doutor Bacamarte estudava cada caso” [...] (SCLIAR, 2008, p. 20).
PERSONAGEM
No livro texto “A literatura infantil e seus caminhos”, (MEAD, 1968 p. 74) a autora citando Nelly Coelho, identifica outro tipo de personagem: personagem-caráter. Esse tipo de personagem tem uma característica específica, o de representar padrões ou comportamentos morais, citado no primeiro