Literatura Juvenil
1. Forme quatro subgrupos: duas duplas e dois trios.
2. Cada subgrupo criará e aplicará um questionário contendo quatro perguntas objetivas e claras – cada subgrupo será responsável pela criação de uma pergunta. Tais perguntas deverão explorar os seguintes tópicos:
- A definição de literatura infantojuvenil;
- O reconhecimento de um texto pertencente ao campo da literatura infantojuvenil;
- A função da literatura infantojuvenil – atente-se para a pergunta fundamental do capítulo 2 de nosso livro-texto, “literatura infantojuvenil: arte literária ou pedagógica?”, lembrando-se de que essa pergunta pode ter inúmeras modulações;
-. Exemplos de livros que se associem à literatura infantojuvenil.
3. Depois de formuladas as questões, elas deverão ser apresentadas a todos os membros do grupo para que todos saibam as perguntas construídas pelos colegas.
4. Cada subgrupo ficará responsável pela aplicação de uma questão a seis pessoas – ou seja, ao final o grupo de dez alunos terá um total de vinte quatro pessoas entrevistadas. As seis pessoas devem ser obrigatoriamente:
- dois professores que lecionem Língua Portuguesa para o 8º ou 9º ano;
- dois alunos do 8º ou 9º ano;
- dois pais de alunos do 8º ou 9º anos.
5. Depois da aplicação do questionário, discuta no grupo as respostas dadas pelos entrevistados às perguntas feitas e reflita sobre as “opiniões dos entrevistados quanto à natureza (definição) e à função da literatura infantojuvenil”.
6. Elabore, em grupo, um texto com as conclusões dessa pesquisa de campo e as reflexões sobre o entendimento dos entrevistados do que seja literatura infantojuvenil e sua função. O texto deverá ser apresentado na seguinte formatação: programa Word; letra Arial; corpo 12; espaço 1,5; máximo de duas laudas.
1. Forme quatro subgrupos: duas duplas e dois trios.
2. Cada subgrupo deverá pesquisar contos infantojuvenis destinados ao público já especificado. Lembrete: utilize as informações da autora Nelly Novaes