Simpósio ipu
Ipu-CE
30 de Novembro de 2012
V SIMPÓSIOIPU
Temática
MÍDIA E CULTURA: DESFRAGMENTAÇÃO DO PODER
9 a 14 de julho de 2013, na cidade de IPU
Introdução
“O passado concentrado no presente que cria a natureza humana por um processo de continuo reavivamento e rejuvenescimento”. Hegel.
Dando prosseguimento à tarefa de construir um espaço para gestar novas dinâmicas de conhecimento e sua própria organização, tendo como finalidade de replaneja-ló para fazê-lo mola propulsora de novas sociabilidades e imaginários sociais, que os agentes da região do território da Ibiapaba põem-se em movimento pela quinta vez para formular o SIMPÓSIO IPU com a temática “Mídia e Cultura: Desfagmentação do Poder”.
A temática visa aprofundar os diálogos, percepções e conceitos que se mantiveram perenes desde os simpósios anteriores: “Memória, identidade e cidade” (2009); “Cearensidades: Memórias e identidades” (2010); “Pensar o pensar o cearense numa visão ibiapabana” (2011), “Novos Olhares das Pluralidades: Desenvolvimento e Cultura” (2012);
Assim, os temas discutidos em outras ocasiões do SIMPÓSIO IPU servem como um mecanismo para preparar, apurar e refinar as subjetividades presente da Ibiapaba, já que quaisquer decisões tomadas por parte dos agentes num território conectam-se diretamente com as suas subjetividades, sendo a cultura sua maior fonte.
Portanto, a quinta edição do SIMPÓSIO tem como objetivo maior, a partir da base dos outros simpósios, promover uma avaliação do estado atual de estudos sobre a problemática da sociedade civil na sua relação com o Estado, em distintos espaços e temporalidades, aprofundando o intercâmbio de pesquisas e reflexões sobre os embates atuais em torno das práticas intra e interdo Poder da Mídia.
Portanto, aspectos relacionados à Mídia, à sociedade, à política, à economia e à cultura, que mantêm ligação com o desfragmentar do poder