Homem em sociedade
A MITOLOGIA Os mitos, de uma forma geral, são elementos naturais dos diversos tipos de manifestações culturais e religiosas dos povos ao longo de toda a história. Através deles se contam verdades sagradas de caráter fabuloso. Etimologicamente, a palavra mito (do grego mithos), significa fábula. O mito, entre as sociedades tribais, é uma forma do ser humano se situar no mundo, isto é, de encontrar o seu lugar entre os demais seres da natureza. É um modo ingênuo e fantasioso de explicar os fenômenos a nossa volta, não podendo ser comprovado por não obedecer a verdades científicas. Ele se utiliza elementos figurativos. O pensamento mítico é por natureza uma explicação da realidade que não necessita de metodologia e rigor, enquanto que o discurso filosófico caracteriza-se pela tentativa de dar resposta a esta mesma realidade, a partir de conceitos racionais. O mito nasce do desejo de entender o mundo para afugentar o medo e a insegurança.
O Mito de Prometeu
O mito de Prometeu e de Pandora – Pandora foi uma mulher criada por Zeus para se vingar de Prometeu por este ter entregado o fogo divino aos homens e por tê-los ensinado muitas coisas antes apenas conhecidas pelos deuses. Zeus não se conformava porque o fogo era propriedade divina, a qual não deveria ter sido entregue os homens: seres orgulhosos e arrogantes. No fundo, Zeus temia os homens da terceira geração, a chamada geração de bronze, porque eles eram muito fortes e com a educação ministrada por Prometeu, tornaram-se quase tão poderosos quanto os deuses.
Os homens da geração de bronze eram chamados desta forma por usarem armas e utensílios feitos deste metal, eram gigantes, fortes e muitas vezes terríveis. É importante esclarecer que houve outras gerações de homens criadas pelos deuses, entre elas podemos destacar a geração de ouro criada pelo titã Cronos,