Simples assim
Descoberto em 1833 pelo pesquisador escocês Robert Brown É uma estrutura presente nas células eucariontes, que contém o DNA da célula. É delimitado pelo envoltório nuclear, e se comunica com o citoplasma através dos poros nucleares. O núcleo possui duas funções básicas: regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula, e armazenar as informações genéticas da célula.
NÚCLEO
A presença do núcleo é a principal característica que distingue uma célula procarionte de uma célula eucarionte. Controla todas as atividades celulares: representa assim o centro de coordenação celular. É no DNA do núcleo que estão localizados a maioria dos genes, depositários da informação genética.
NÚCLEO INTERFÁSICO
No núcleo interfásico distinguem-se os seguintes componentes:
– ENVOLTÓRIO NUCLEAR – CROMATINA
– NUCLÉOLO
Núcleo
Envoltório nuclear
Citoplasma
Dupla membrana lipoprotéica
Envoltório nuclear
Conhecido também como CARIOTECA, CARIOMEMBRANA ou MEMBRANA NUCLEAR. Membrana lipoprotéica porosa que individualiza o núcleo
Formada por duas membranas com poros, onde há intercâmbio de substâncias entre o núcleo e o citoplasma.
Responsável por separar o conteúdo do núcleo do citoplasma Visível somente ao ME
Envoltório nuclear
As membranas desse envoltório são lipoprotéicas, apresentando 30% de lipídios e 70% de proteínas, entre as quais algumas são glicoproteínas.
Os poros do Envoltório nuclear
Nucleoplasma
Conhecida também como Cariolinfa ou Suco Nuclear Solução aquosa (massa incolor): proteínas, RNAs, nucleosídeos, nucleotídeos e íons; Nucléolos e cromatina;
Cromatina
Representa o material genético, com proteínas e moléculas de DNA.
Têm aspecto emaranhado de filamentos longos e finos.
Durante a divisão celular, espiralizam-se, tornando-se mais curtos e mais grossos e passam a ser chamados de cromossomos.
Cromatina = Cromossomo
O material genético descondensado – cromatina - é ativo.
Ao se tornar condensado –