simple past
A gramática é aquela parte do estudo de um idioma que ensina a gente a colocar as coisas no lugar certo, a usar cada palavra de um jeito que todos nos entendam. E a gramática em inglês tem uma vantagem: ela é mais simples do que nossa gramática em português. Uma parte da gramática em inglês muito interessante é a conjugação de verbos. Isso porque, com exceção do presente e do verbo “to be”, os verbos não mudam de pessoa para pessoa. Se você aprendeu um, aprendeu todos! Vamos ver três tempos referentes ao passado em inglês para você ver como é simples?
1) O passado mais comum é o simple past, que fala de coisas que aconteceram ontem, no ano passado, há dez anos… Assuntos iniciados e encerrados num ponto do passado. A maioria dos verbos é regular e ganha “ed” no final – e pronto, está conjugado! O verbo start, por exemplo, vira started: He started to dance and I started to laugh (Ele começou a dançar, e eu comecei a rir). Repare que o verbo é igualzinho para I e para he. Quando o verbo é irregular, ele muda completamente. O verbo go, por exemplo, vira went. Porém, ele continua sem variar de pessoa a pessoa: She went home, we went to the movies (Ela foi para casa, nós fomos ao cinema).
2) Agora, e se você quiser falar de algo que acontecia regularmente no passado – como quando você era criança, que ia para a escola com o vizinho, por exemplo? Aí, fica ainda mais simples. É só usar would ou used to junto com o verbo: I used to go to school with my neighboor (Eu ia para a escolar com meu vizinho). Aproveite e comente que ele costumava implicar com você: He would pick on me and I would cry. (Ele implicava comigo, e eu chorava.)
3) O inglês também tem um tempo verbal só para falar de algo que aconteceu no passado e que, de alguma forma, ainda influencia o presente (seja por ainda ser verdade, seja por ter sido um evento importante que ficou marcado para a vida). É o present perfect. Ele usa o have/has + verbo no particípio e não