Simetria
Subtítulos
•
•
•
•
Equilíbrio axial
Simetria
Forma simétrica - cor assimétrica
Simetria aproximada
5
C APÍTULO 53
5
Equilíbrio: Simétrico e Assimétrico
5
5
5
5
5
5
É muito fácil estudar esses elementos, pois, como todos os elementos visuais, nós os usamos no dia-a-dia, fazendo uma relação espacial dentro de um todo, fazendo parte da nossa visão. Tais observações relacionais constituem um aspecto indispensável da experiência comum em muitas áreas sensoriais: “este mastro da bandeira não está reto”, “aquele piano está desafinado”, “este quadro na parede está mal colocado”. Isso referido ao espaço que você o colocou.
O que uma pessoa ou animal percebe não é apenas um arranjo de objetos, cores e formas, movimentos e tamanhos. É, talvez, antes de tudo, uma interação de tensões dirigidas. Algo simétrico no espaço é adequado à sua visão. Por exemplo, quem nunca ficou olhando um objeto que acha que não está na posição correta, falta algo? Este algo é o equilíbrio simétrico.
A maneira mais fácil de abordar o equilíbrio é considerá-lo como uma igualdade de oposição. Isto implica na existência de um eixo ou ponto central no campo, ao redor do qual as forças opostas estão em equilíbrio. Partindo dessa concepção básica, desenvolveu-se tipos distintos de equilíbrios.
Figura 01
Figura 02
Assimetria
Simetria
5
5
5
5
5
5
5
Na figura (01): quando você olha, sua visão é atraída para a borda direita, pois há uma concentração maior desse lado; neste caso, o intervalo vazio entre a borda e o disco parecerá comprimido, como se mais espaço fosse necessário, na assimetria das partes. Figura (02): o ponto central é identificado sem qualquer marca; para qualquer relação espacial entre objetos há uma distância “correta”, que os olhos estabelecem intuitivamente. Um foco invisível de força, estabelecido pela distância considerada pelo contorno do quadrado.
- Equilíbrio axial: