Simbologia do tórax
Beatriz Aguiar*
Luiz Ebling**
Sayonara Rodrigues***
RESUMO
O presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica dos elementos que resultaram na simbologia do tórax e seus componentes principais – coração, pulmões, costelas e timo. Os símbolos representam objetos ou formas como forma de comunicação, com a finalidade de facilitar a compreensão universal do mundo. O tórax é o centro das emoções e reflete em sua estrutura as situações em que se encontra cada indivíduo através da linguagem corporal. Com a finalidade de uma compreensão simbólica do todo, foi estabelecida a representação das partes componentes do tórax nas diversas culturas e áreas do conhecimento. Após serem obtidos os diversos aspectos simbólicos e funcionais foi verificada a relação dessa região do corpo com fatores de equilíbrio físico-químico-emocional. O conhecimento da representação simbólica associada ao funcionamento fisiológico permite ampliar os conceitos da auto-percepção e da importância da manutenção de um organismo saudável e bem estruturado.
Palavras-chave: Símbolo. Tórax. Timo. Respiração. Coração. Chakra. Seio.
1 INTRODUÇÃO
Ao longo da História os símbolos tornaram-se uma linguagem universal, desde as inscrições rupestres até os ícones virtuais da internet. A representação simbólica facilita a compreensão do mundo, dos objetos e das formas. Conforme Jung (1998) o símbolo indica o significado que transcende a compreensão das palavras.
________________
*Acadêmica do curso de Fisioterapia da UNISUL. E-mail: bia102000@hotmail.com
** Acadêmico do curso de Naturologia Aplicada da UNISUL. E-mail: luizebling@gmail.com
***Acadêmica do curso de Naturologia Aplicada da UNISUL.
E-mail: sayonarafotografia@yahoo.com.br Ao tornarem-se arquétipos1, os símbolos adquirem aspectos coletivos da psique. O corpo humano traduz a expressão da vida e da psique, tornando-se uma representação arquetípica mais primitiva, sendo considerado a imagem e