Simbologia de soldagem
Os símbolos de soldagem são desenhos representativos de importantes informações transmitidas ao soldador ou a outro profissional da área.
Esses desenhos indicam a geometria da solda, o local de trabalho, forma de preenchimento, tipo de superfície, etc.
. Os símbolos economizam espaço nos projetos, facilitando na interpretação do desenho, economizando tempo e acelerando a produção. Muitas são as normas que regem a simbologia da soldagem, as normalmente adotadas no Brasil são da AWS - American Welding Society (Sociedade Americana de Soldagem) e da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
A seguir a tabela de alguns símbolos:
Figura tabela de símbolos
Padrão de símbolos segundo a norma AWS:
. Um dos símbolos mais comuns de se encontrar em desenhos de solda é a linha de referência:
. Essa linha indica o local a ser soldado, com o auxílio de uma seta que se encontra em uma das extremidades da linha, a outra extremidade da linha de referência pode apresentar o símbolo < ou >. Esse símbolo é chamado de cauda. A cauda traz informações sobre procedimentos e normas estabelecidas por associações de soldagem, a fim de fazer ensaios, que por sua vez, determinarão se a solda deve ser aceita ou não. Essas indicações são compostas de algarismos e letras, representativos do procedimento. Se não for necessário nenhuma especificação, não haverá nenhum símbolo na cauda.
Linha de referência com especificação:
Linha de referência sem especificação:
A seta pode ser colocada tanto esquerda quanto na direita da linha de referência; cabe ao desenhista do projeto decidir a localização adequada, de acordo com desenho.
Além do mais a mesma pode ser contínua ou quebrada (ziguezague), como mostra a imagem a seguir, respectivamente:
A seta contínua indica que qualquer lado da junta pode apresentar determinada característica ou ambos os lados da junta, dependendo do tipo de junta,