simbolismo
De certa forma,o Simbolismo representou uma espécie de volta ao Romantismo, especificamente ao "mal do século", que marcou a segunda fase romântica. Mas o mergulho simbolista no universo metafísico foi mais profundo que a imersão no movimento anterior. Os simbolistas buscavam integrar a poesia na vida cósmica, usando uma linguagem indireta e figurada. Por fim,a pesquisa feita nos leva à conclusão de que essa corrente literária deu atenção exclusiva à matéria submersa do"eu", explorando-a por meio de uma linguagem pessimista e musical, na qual a carga emotiva das palavras é ressaltada e a poesia aproxima-se da música usando aliterações. Principais autores
Cruz e Souza
Cruz e Souza era brasileiro e é um dos principais representantes do Simbolismo no Brasil. Seus textos eram carregados de erotismo e satanismo, e de vez quando misticismo; apresentavam uma visão trágica da vida. Cruz e Souza tinha uma obsessão pela cor branca, e criava analogias e entre o abstrato e o concreto.
Obras: Tropos e Fantasias; Missal e Broquéis, 1893 (poesia); Evocações, 1898(prosa); Faróis, 1900 (poesia); Últimos Sonetos, 1905 (poesia).
Eugênio de Castro
Eugênio de Castro é um autor português e foi o responsável por inaugurar o Simbolismo português. As obras de Eugênio de Castro possuem versos livres, vocabulário erudito, pessimismo e ambigüidade nos temas trabalhados.
Obras: Oaristo (1890), Horas (1891), Silva e Interlúdio