Simbolismo
Segundo seu contexto histórico os simbolistas representam um grupo social que procurou resgatar certos valores do Romantismo.Situa-se num contexto mais amplo vivido pela Europa do século XIX, o da forte crise espiritual a que se tem chamado de decadentismo do final do século.O simbolismo surgiu na época da virada dos séculos e dos milênios, quando todas as pessoas temiam o fim do mundo, iniciando uma onda espiritualista e mística, o mesmo teve origem na França .
Características da linguagem Simbolista :
- Nenhuma arte é inteiramente objetiva, cada artista vê de um jeito diferente, portanto a arte é interpretar.
- Os simbolistas não acreditavam na possibilidade de que a arte e a literatura pudessem fazer parte de um retrato total da realidade (mundo de hoje ).
- Eles usavam o misticismo, religiosidade, os simbolistas são espiritualistas, transcendentais e místicos ligados ao cristianismo.
- Desejo de transcendência e integração cósmica em oposição aos limites do mundo físico, eles vão alem do mundo real, em uma viagem interior (acreditavam em mais um mundo além da terra); um mundo de ficção (imaginário).
- Interesse pelas zonas profundas da mente (inconsciente e subconsciente) e pela loucura, grande interesse pela exploração da mente humana.
-Atração pela morte e elementos decadentes da condição humana.Exploravam temas macabros e satânicos, ambientes noturnos e misteriosos.
-Subjetivismo
- Linguagem vaga, fluida, que busca sugerir em vem de nomear.
-Cultivo do soneto e de outras formas de composição poética.
-Pessimismo, dor de existir, retomada de elementos da tradição romântica. Autores e Obras :
Cruz e Sousa (1861-1898): este é considerado neo-romantico