Simbolismo
O Simbolismo é o movimento literário que propunha afastamento das ideias racionalistas e científicas do
Realismo/ Naturalismo, com experiências irracionais e afastamento da realidade objetiva. Propunham aos artistas que deveriam expressar as experiência emocionais ilógicas como um fuga da realidade.
Dentre esses artístas se destacamse Gustave Moreau e Pierre Puvis de Chavannes, pintores expressionistas do simbolismo.
01
Simbolismo O cenário de discrepâncias sociais e econômicas do final do século XIX dissseminou uma onda de desesperança e pessimismo em relação ao futuro da sociedade burguesa e uma forta crítica aos seus valores materialistas.
É nesse clima melancólico que se instalou em Paris o Simbolismo, movimento literário que propunha o completo afastamento das ideais racionais e científicas predominantes no Realismo/ Naturalismo. Os simbolistas privilegiaram a introspecção e vasculharam a espiritualidade, explorando o universo psicológico, intuitivo e místico do ser humano.
Para os escritores simbolistas, a arte deveria comunicar as experiências emocionais originadas do contato com o mundo irracional, inconsciente, misterioso, promovendo dessa maneira um afastamento da realidade objetiva e oferecendo algum alento para as desilusões humanas.
A literatura passou a centrarse no fascínio que os sons, os perfumes e as cores poderiam sugerir, representando atmosferas difusas, nebulosas, ilógias. Fugindo das emoções comuns, vulgares, os escritores simbolistas mergulharam em zonas etéras que afastavam o homem da dor de ter de viver.
02
Gustave Moreau Pintor francês, filho de um arquiteto