Simbolismo
DUQUE DE CAXIAS
2013
SIMBOLISMO – ALPHONSUS DE GUIMARAENS
Trabalho apresentado à disciplina de Literatura Brasileira II – Teoria e Prática no Curso de Letras da Universidade do Grande Rio – UNIGRANRIO, sob a orientação da professora Vera Kauss como requisito parcial a obtenção de nota referente à 2ª avaliação.
DUQUE DE CAXIAS
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Capítulo 1 SIMBOLISMO
CARACTERÍSTICAS
UMA LITERATURA EM MUDANÇA
ORIGENS DO SIMBOLISMO
DEFINIÇÕES E CARACTERES
Capítulo 2 SIMBOLISMO NO BRASIL
ANTECEDENTES HISTÓRICOS, ECONÔMICOS, CIENTÍFICOS E CULTURAIS.
Capítulo 3 ALPHONSUS DE GUIMARAENS: VIDA E OBRA
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre o Simbolismo e um dos mais importantes poetas desse movimento, Alphonsus de Guimaraens.
Tem o objetivo de esclarecer o que foi esse movimento e como a obra poética de Alphonsus contribuiu para nossa literatura.
Está organizado em capítulos. No capítulo 1, será abordada a definição, as características, a origem e a mudança da literatura. No capítulo 2, aborda o que foi o Simbolismo no Brasil e o cenário da sociedade da época. No capítulo 3 optei por abordar a vida e a obra de Alphonsus Guimaraens.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com alguns textos.
1. SIMBOLISMO
O Simbolismo foi um movimento que se desenvolveu nas artes plásticas, teatro e literatura. Surgiu na França, no final do século XIX, em oposição ao Naturalismo e ao Realismo.
“O Simbolismo representa, por um lado, o resultado final da evolução iniciada pelo Romantismo, isto é, pela descoberta da metáfora, célula germinal da poesia e que conduziu à riqueza da imaginária impressionista (...). Na realidade, o Simbolismo pode considerar-se a reação contra toda a poesia anterior; descobre qualquer coisa que ou nunca