resumo sobre psicologia cognitiva
Estuda os meios pelos quais o indivíduo alcança um conhecimento do mundo em categorias, como também a maneira pela qual este conhecimento é utilizado para direcionar e planejar ações sobre o ambiente. Este conhecimento categorizado torna-se indispensável como instrumento de compreensão e atuação sobre a realidade.
As origens mais antigas da psicologia remonta à duas abordagens diferentes da compreensão humana:
Fisiologia: estudo científico das funções vitais mantenedoras da matéria viva (funcionamento do organismo) através da observação (método empírico).
Filosofia: procura compreender a natureza geral de muitos aspectos do mundo, principalmente através da introspecção – o exame das ideias e das experiências internas (“olhar para dentro”).
Estruturalismo Wundt - Primeira grande escola de pensamento. Método: Introspecção. Foco nas estruturas elementares: formas geométricas, cores tamanho...
FUNCIONALISMO Willian James- Método: Diversos. Foco nos processos mentais. Não interessa a composição da mente (elementos), mas como e por que a mente funciona da maneira que funciona.
ASSOCIACIONISMO Herman- Como os eventos podem tornar-se associados uns com os outros na mente, a fim de produzir aprendizagem, Contiguidade Semelhança e Contraste.
Behaviorismo: Relações entre estímulo e resposta de forma diferente dos associacionistas. Foco: comportamento observável Processos mentais não interessam (não são observáveis).
Psicologia da Gestalt Princípios centrais: Os seres humanos buscam significado em seu ambiente. Organizamos as sensações que temos do mundo ao nosso redor em percepções