Simbolismo
O simbolismo em Portugal tem inicio em 1890 com a publicação do poema Oaristos de Eugênio de Castro, Oaristos é um termo grego que significa um diálogo íntimo ou um diálogo amoroso. Em 1915 teve o inicio do Modernismo, com o lançamento da revista Orpheu, que desencadeia a revolução modernista no país, em muitos aspectos baseada nas conquistas da nova estética.
A poesia simbolista tem relação com a recuperação de alguns valores não materiais retomados na Europa após a década de 1870. Os poetas simbolistas portugueses vivenciam um momento múltiplo e vário, de intensa agitação social, política, cultural e artística.
Simbolismo no Brasil
No Brasil o simbolismo se inicia no ano de 1893 com a publicação de duas obras de Cruz e Souza, Missal (prosa) e Broqueis (poesia). O simbolismo no Brasil foi bem passageiro, como na Europa, apesar de trazer uma chama renovadora à poesia brasileira. Ênfase em temas místicos, imaginários e subjetivos, caráter individualista, estética marcada pela musicalidade a poesia aproximada da música, estas são algumas características do simbolismo no Brasil.
Charles Baudelaire Nasceu no dia 9 de abril de 1821 em Paris. Foi um poeta e teórico das artes em geral. Baudelaire interrompeu os estudos cedo por causa das brigas que tinha com seu padrasto e fez uma viagem à Índia, na volta participou da Revolução de 1848.
Baudelaire foi um dos maiores poetas franceses de todos os tempos. Alguns o consideram um antecessor do parnasianismo, ou um romântico exacerbado. Pioneiro da linguagem moderna impôs à realidade uma submissão lírica. Embora muito criticado, tinha entre seus admiradores homens como Victor Hugo, Gustave Flaubert, Arthur Rimbaud e Paul Verlaine.
Passou os dias derradeiros de sua vida atormentado por doenças nervosas. Acabou morrendo em Paris, sua cidade natal, no dia 31 de agosto de 1867. Foi vítima de uma paralisia geral e deu seu último suspiro nos braços de sua mãe.
Que é o amor?
A