simbolismo
O olho ou globo ocular é responsável pelo sentido da visão. Ele se encontra nas cavidades ósseas no crânio chamadas órbitas. Tem a função de converter as ondas de luz emitidas ou refletidas por objetos em impulsos elétricos, que serão enviados ao cérebro. O olho humano é divido nas seguintes partes:
Córnea: É a parte da frente do olho, onde vemos o branco do olho e a íris. A córnea normal é transparente e esférica.
Íris: parte circular que da cor ao olho. É opaca mas possui uma abertura central, a Pupila, por onde a luz entra. A pupila tem aparência preta mas é transparente. O diâmetro da pupila varia automaticamente com a intensidade da luz ambiente: no claro ela é estreita e no escuro se dilata, assim controla a entrada de luz no olho.
Humor aquoso: é uma substância semi-líquida e transparente, que preenche a câmara anterior do olho.
Cristalino: é uma lente gelatinosa ,elástica e convergente que focaliza a luz que entra no olho, formando imagens na retina. A distância focal do cristalino é modificada por movimentos de um anel de músculos, os músculos ciliares, permitindo ajustar a visão para objetos próximos ou distantes. A convergência correta do cristalino faz com que a imagem de um objeto, formada na retina, fique nítida e bem definida;
Músculo Ciliar: comprimem de forma correta o cristalino, alterando a distância focal.
Humor vítreo: é um meio transparente que ocupa a maior parte do olho e é composto de um material gelatinoso e claro.
Esclerótica: É o famoso " Branco do Olho ", uma camada que envolve externamente o globo ocular.
Coróide: está localizada entre a camada esclerótica e a retina e é muito pigmentada. Esses pigmentos absorvem a luz que chega a retina, evitando sua reflexão. É bastante vascularizada e tem função de nutrir a retrina.
Retina: onde se formam as imagens das coisas que vemos. É composta de células sensíveis a luz, os bastonetes ( proporcionam a visão preto e branco e a visão