SIM - MARKETING
Por exemplo: estoques inconsistentes; dados de produção incompletos; relatórios e indicadores não confiáveis.
Motivo: Preenchimentos incorretos ou erros de digitação, que era o mais comum.
A partir destes pontos sentiu-se a necessidade de utilizar um sistema para auxiliar e agilizar os processos.
Com o passar dos anos, aumentaram as vendas, consequentemente a produção, faturamento, carteira de clientes, fornecedores e demais processos da empresa. Usavam-se planilhas do Excel para controlar processos, como também gerar relatórios e indicadores gerenciais e outros softwares de terceiros para controlar os setores de RH e compras.
Portanto, com tamanha fragmentação de informação e softwares, viu-se que era necessário implantar um sistema de ERP para integrar todos os processos da empresa em um único local, ou seja, concentrar as regras de negócios e qualquer outra informação que diz respeito à vida da empresa em um só sistema.
Para a empresa utilizar alguns módulos foi preciso customizar algumas rotinas, ou seja, foi necessário adaptar o ERP às regras de negócios que já eram utilizadas, nestes casos os usuários passavam aos analistas como o ERP deveria atender uma determinada necessidade.
A empresa obteve um controle muito maior dos processos, todas as áreas foram integradas, facilitando a comunicação. Foi possível gerar diversos indicadores e relatórios gerenciais. Obteve maior agilidade para atender os clientes, representantes, fornecedores e clientes internos.
Os erros humanos diminuíram e evitaram-se trabalhos duplicados. Aumentou-se a produtividade por ter maior controle dos processos e no que os usuários faziam no dia a dia.
Mesmo com um sistema tão