Silos e silagem
Os silos destinados ao armazenamento de grãos são conhecidos como silos graneleiros, e tem por objetivo, principalmente, manter os grãos secos de modo a evitar a sua deterioração. Já o silo destinado ao armazenamento de silagem tem como característica principal a manutenção de um ambiente anaeróbico.
Silagem
É o alimento conservado, usado na alimentação dos animais. São gramíneas ou leguminosas que foram fermentadas em anaerobiose, ou seja, na ausência de oxigênio. A silagem é frequentemente o alimento de inverno de ruminantes, já que a necessidade de seu fornecimento está associada à baixa produção de pasto nesta época.
Silo
É a estrutura física onde a planta forrageira picada é colocada e armazenada. É usado para armazenar a silagem pelo período que for necessário, sem permitir a entrada de ar ou água.
Existem silos de variados tipos e tamanhos, que se adéquam as necessidades e limitações de cada propriedade. Os silos podem ser horizontais, de trincheira ou superfície, ou verticais, aéreos ou de cisterna. A entrada de ar é evitada pela compactação da forragem e pelo uso de lonas para a vedação do silo.
No Brasil, a silagem de milho é a mais conhecida e praticada, seguida de sorgo, capim elefante e outras espécies de gramíneas e girassol. Entretanto, é possível ensilar muitos outros produtos e subprodutos agrícolas, tais como: cana,batata-inglesa, fécula de mandioca, resíduos cítricos, farelo de glúten de milho, borra de malte, etc.
O silo deve ser construído o mais perto possível da lavoura e do estábulo no qual a silagem será fornecida aos animais, pois o frete (tanto de massa verde até o silo como da silagem pronta até o galpão dos animais) é um dos itens que mais encarece o preço final da silagem.
Tipos de silos
Os tipos mais utilizados para silagem são os silos tipo "trincheira"ou "de superfície", mas existem outras alternativas como os silo tipo "bunker", "cisterna" ou poço,