Silicon controlled rectifier
O SCR, do inglês “Silicon Controlled Rectifier” ou retificador controlado de silício, também conhecido como tiristor, é um dispositivo semicondutor NPNP de 4 camadas. Em seu estado normal o SCR bloqueia a passagem de corrente (ou tensão) entre os seus dois terminais (anodo e catodo). Porém quando o eletrodo do GATE é submetido a uma voltagem apropriada, a corrente passará livremente e levando a carga ao estado ligado ("ON"). Se a voltagem nos dois terminais do dispositivo for invertida o mesmo irá assumir um estado de alta impedância novamente, não podendo mais ser ativado por uma tensão no gate. Ou seja, o SCR equivale a um retificador convencional, exceto que o gate controla o início do seu funcionamento, a partir de quando o dispositivo se torna independente da tensão do gate.
Desenvolvimento
O Tiristor SCR (Silicon Controlles Rectifier) foi desenvolvido por um grupo de engenheiros do Bell Telephone Laboratory (EUA) em 1957. É o mais conhecido e aplicado dos Tiristores existentes. Tiristor é o nome genérico dado a família dos componentes compostos por quatro camadas semicondutoras (PNPN).
Os Tiristores SCR’s funcionam analogamente a um diodo, porém possuem um terceiro terminal conhecido como Gatilho (Gate ou porta). Este terminal é responsável pelo controle da condução (disparo). Em condições normais de operação para um SCR conduzir além de polarizado adequadamente (tensão positiva no Ânodo),deve receber um sinal de corrente no gatilho,geralmente um pulso.
A principal aplicação que os SCR têm é a conversão e o controle de grandes quantidades de potência em sistemas Cc e CA, utilizando apena uma pequena potência para o controle.Isso se deve á ação de chaveamento rápido, ao seu pequeno porte e aos altos valores nominais de corrente e tesão em que podem operar
Algumas Características do SCR’s:
São chaves estáticas bi-estáveis, ou seja, trabalham em dois estados: não condução e condução, com a possibilidade de controle.
Em muitas