Significado moderno, modernismo e modernidade
Moderno:
O moderno está ligado à concepção de novo, recente e a produção do novo. Marshal Berman define moderno como: “Ser moderno é encontrar-se em um ambiente que promete aventura, poder, alegria, crescimento, autotransformação e transformação das coisas ao redor – mas ao mesmo tempo ameaça destruir tudo o que temos, tudo o que sabemos, tudo o que somos”. De acordo com Marx, “tudo que é sólido se desmancha no ar”.
Estando em meio um turbilhão de experiências, mudanças de um processo de modernização.
Modernidade:
Produção do novo em larga escala.
O autor caracteriza a modernidade como um conjunto de “experiências de tempo e espaço, de si mesmo e dos outros, das possibilidades e perigos da vida – que é compartilhada por homens e mulheres em todo o mundo, hoje”. Segundo ele “A modernidade une a espécie humana”.
Jean-Jacques Rousseau foi o primeiro a utilizar a palavra moderniste no sentido em que os séculos XIX e XX a usarão. Ele experimentou a vida cotidiana nessa sociedade.
“Todos se colocam em contradição consigo mesmos”, e “tudo é absurdo, mas nada é chocante, porque todos se acostumam a tudo”.
Modernização:
Caracterizado como os processos sociais que dão vida ao turbilhão da vida moderna. Modernismo:
É considerado uma corrente artística e cultural que surgiu na última década do século XIX , em respostas às consequências da industrialização, revalorização a arte e a sua forma de realização manual.
“Pode ter-se ideia da complexidade e riqueza do modernismo do século XIX, assim como das unidades que alimentam sua multiplicidade, prestando atenção a duas de suas vozes mais distintas: Nietzsche, que é geralmente aceito como fonte de muitos dos modernismos do nosso tempo, e Marx, que não é comumente associado a qualquer modernismo.” Ciência