Significado da Bandeira
1. Retângulo e losango: na “Apreciação Filosófica”, Teixeira Mendes não faz uma grande explanação sobre o retângulo verde e o losango amarelo, pois nesse documento ele deixa claro o motivo da permanência do retângulo e do losango: “…o símbolo nacional devia manter do antigo tudo o que pudesse ser conservado, de modo a despertarem nossa alma o mais ardente culto pela memória de nossos avós.”
A única alteração é que o losango não está inscrito no retângulo, ou seja, o losango não toca os lados do retângulo como na Bandeira Imperial.
2. Esfera: “…tendo no meio a esfera celeste azul…”, assim está redigida a parte do decreto que fala sobre uma das inovações da Bandeira Republicana, a esfera celeste azul, representando o céu.
Segundo o próprio Teixeira Mendes, esse símbolo “…lembra naturalmente a fase do Brasil-Colônia nas cores azul e branca que matizam a esfera, ao mesmo tempo que esta recorda o período do Brasil-Reino, por trazer à memória a esfera armilar.”
3. Faixa: a esfera celeste azul citada acima, é “… atravessada por uma zona branca, em sentido oblíquo e descendente da esquerda para a direita…”, assim, com essa descrição podemos ver que a faixa dá ao círculo a perspectiva de um esfera. Essa zona branca é uma idealização da linha zodiacal.
4. Legenda: escrita na cor verde, a legenda de nossa bandeira, “Ordem e Progresso”, é um resumo do lema de Augusto Comte, criador do Positivismo, do qual Teixeira Mendes era adepto. O lema em sua forma completa é, “O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim”. Assim, o próprio Teixeira Mendes nos diz o significado desse lema: “A nova divisa significa que