Sigmund Freud
Psicologia: uma introdução do estudo de Psicologias. 6.ed. São Paulo: Saraiva, 1994
A Psicanálise
Sigmund Freud (1856-1936) foi um médico que alternou o modo de pensar da vida psiquica.
Esse termo, psicanalise, é usado para se referir a uma teoria, a um método de investigação e a uma prática profissional.
A teoria caracteriza-se por um conjunto de conhecimentos sistematizados sobre o funcionamento da vida psíquica.
Compreender a Psícanalise significa percorrer novamente o trajeto pessoal de Freud.
Freud usava a hipnose como prática médica, não só com objetivos de sugestão mas tambem para obter a história da origem dos sintomas.
Finalmente abandonou as práticas de hipnose, porque nem todos os pacientes se prestavam a ser hipnotizados, e começou a desenvolver técnicas de concentração.
No inconsciente localizam-se os conteúdos psiquicos indesejados. E chamou de repressão o processo psíquico que visa encobrer uma idéia ou representação insuportável e dolorosa.Essas descobertas construíram a base da compreensão das neuroses e impuseram uma modificação do trabalho terapeutico.
Concepção sobre a estrutura e funcionamento da personalidade:
1 . O inconsciente exprime o "conjunto dos conteúdos não presentes no campo atual da consciencia". Constituído por conteúdos reprimidos, que não tem acesso aos sistemas conscientes.
2 . Pré-consciente refere-se ao sistema onde permanecem aqueles conteúdos acessíveis à conscisciencia. É aquela que não está na consciencia, neste momento, mas que no momento seguinte pode estar.
3 . Consciente é que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e as do mundo interior.
A descoberta da sexualidade infantil
Freud descobriu que a grande maioria de pensamentos e desejos reprimidos referiam-se a conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida das pessoas, isto é, que na vida infantil estavam as experiências de carácter traumático, reprimidas, que se configuravam