Sig-capitulo 07
As vulnerabilidades em sistemas ocorrem por erros de programação, instalação inadequada ou até mesmo alterações não autorizadas, além de quedas de energia e outros desastres naturais que podem prejudicar os sistemas.
As ameaças mais comuns aos sistemas de informação contemporâneos são:
CLIENTE: Acesso não autorizado, erros;
LINHAS DE COMUNICAÇÃO: Escuta clandestina, alteração de mensagem, roubo e fraude, radiação;
SERVIDORES CORPORATIVOS: Vírus, Vandalismo, ciberpirataria;
SISTEMAS CORPORATIVOS: Roubo de dados, cópia/alteração de dados, falha de hardware/software.
7.2-Porque é tão difícil proteger as redes wi-fi e a internet?
As redes Wi-fi têm facilidade na varredura das faixas de radiofrequência, são também suscetíveis a escutas. Já a internet não há proteção pelo fato de estarem abertas a praticamente qualquer um.
7.3-O que é Malware?Quais as diferenças entre um vírus, um worm e um cavalo de troia?
Malware é qualquer software desenvolvido para causar danos em computadores, servidores ou redes de computador, e isso independentemente de o software ser um vírus
Um vírus é um pequeno programa escrito com o objetivo de alterar a forma como um computador opera, sem a permissão ou o conhecimento do usuário
Worms são programas que se duplicam, passando de um sistema a outro.
Os cavalos de Tróia são impostores, arquivos que se passam por um programa desejável, mas que, na verdade, são prejudiciais, possuem códigos maliciosos que, quando ativados, causam a perda ou até mesmo o roubo de dados.
7.4-O que é um hacker? Como os hackers criam problemas de segurança e prejudicam sistemas?
Hacker é o individuo que pretende obter acesso não autorizado a um sistema/rede de computador com intenção criminosa. Como os hackers descobrem falhas nos sistemas, eles podem incluir roubos de mercadorias e informações, danos em sistemas.