Siderúrgicas e seus minerais
O Brasil ainda produz: chumbo: (extraído da galena, em Minas Gerais e Tocantins); cobre: (condutor elétrico explorado na Bahia e no Rio Grande do Sul); níquel: (extraído da guamierita em Goiás) e tungsténio (extraído daxilita no Rio Grande do Norte); estanho: muito utilizado em liga com chumbo para realizar a solda usada na eletrônica, em objetos de decoração e é muito resistente à oxidação. O estado do Amazonas é o principal produtor nacional, seguido dos estados do Amazonas e do Pará. O estado de São Paulo é o maior consumidor interno; a Argentina e os Estados Unidos são nossos maiores importadores.
Minerais não metálicos
Nossos principais recursos minerais não metálicos são: sal de cozinha, calcário e alguns minerais radioativos.
O Brasil ocupa o nono lugar entre os maiores produtores mundiais de sal de cozinha. Os estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Rio de Janeiro são, respectivamente, os maiores produtores nacionais de sal. O porto de Areia Branca, no Rio Grande do Norte, é o principal terminal exportador de sal do Brasil.
Calcário: É uma rocha sedimentar constituída principalmente de carbonato de cálcio. E usado na fabricação de cimento, cal, vidro e também como mármore (processo de metamorfismo). O Brasil possui calcário em abundância. Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia (bacia do rio São Francisco) são seus maiores produtores.
Minerais radioativos
O Brasil explora, entre outros, urânio e tório, dois minerais radioativos usados na produção de energia nuclear.
O URÂNIO: hoje escasso, é encontrado em Minas Gerais (Quadrilátero Ferrífero e Poços de Caldas) e no Ceará. Recentemente, foi localizada no Pará uma grande reserva de urânio, na região da cidade de Santarém. Calcula-se que seja a maior do mundo
TÓRIO: (Importante combustível de reatores nucleares), também escasso, é encontrado principalmente no Espírito Santo e no Rio de Janeiro.
CARVÃO MINERAL é um minério não metálico, considerado um combustível