Siderurgia
A recuperação em massa, também conhecida como “rendimento”, expressa a relação entre a quantidade obtida de produto a partir de uma determina a quantidade de alimentação. Obs.: Tendo em vista que a alimentação e os produtos têm diferentes teores de umidade, é importante ressaltar que as massas devem ser secas (ts).
Exemplo:
Quantidade de Produto: 28.670 ts
Quantidade de Alimentação: 42.455 ts
Relação de Enriquecimento (R E)
A relação de enriquecimento, expressa a relação entre o teor de Fe do concentrado e o teor de Fe da alimentação. Em outras palavras, representa quantas vezes o teor de Fe foi elevado em relação à alimentação.
Recuperação Metalúrgica ou Metálica (R metalúrgica)
A recuperação metalúrgica ou metálica, expressa a relação entre a quantidade de metal (Fe) contida no produto e a quantidade de metal (Fe) contida na alimentação. Em outras palavras, representa o percentual, de metal contido na alimentação, que é recuperado no produto de interesse .Obs.: Tendo em vista que a alimentação e os produtos têm diferentes teores de umidade, é importante ressaltar que as massas devem ser secas (ts).
Exemplo:
Quantidade de Produto: 28.670 ts
Quantidade de Alimentação: 42.455 ts
Teor de Fe Produto: 65,2% Fe
Teor de Fe Alimentação: 55,4% Fe
Relação de Redução (R R )
A relação de redução expressa a relação entre o teor de contaminantes da alimentação e o teor de contaminantes do concentrado. Em outras palavras, representa quantas vezes o teor de contaminantes foi reduzido em relação à alimentação.
Exemplo:
Teor de SiO2 Alimentação: 4,20% SiO2
Teor de SiO2 Concentrado: 3,72% SiO2
Redução de Contaminantes (RC(%))
A redução de contaminantes expressa a diminuição em percentual do teor de contaminantes do concentrado, em relação à alimentação.
Exemplo:
Teor de SiO2 Alimentação: 4,20% SiO 2
Teor de SiO 2 Concentrado: 3,72% SiO 2
Pela relação acima, temos: RC(%) = 11,43%.
Balanço de