Siderurgia
Siderurgia é o ramo da metalurgia que se dedica à fabricação e tratamento do aço.
2. Indique os principais minerios de ferro que são fonte de obtenção dos produtos siderurgicos.
Os principais minerios de ferro são: hematita (Fe2O3), magnetita (Fe3O4), limonita (FeO[OH]), siderita (FeCO3), pirita (FeS2) e ilmenita (FeTiO3). Dentre todos esses compostos,o mais utilizado pela CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) é a hematita, por ser o mais abundante na natureza.
3. Explique o processo de obtenção do ferro gusa.
O ferro obtido em alto-forno tem o nome de ferro-gusa, ferro fundido ou simplesmente gusa. As temperaturas mais elevadas permitem que o ferro absorva mais carbono que carvão e se transformasse em gusa, a qual sai do forno em estado liquido incandescente. Gusa é a parte útil para a produção do aço, composta basicamente de ferro fundido com carbono entre 1,7% a 6,67%.
4. Proceda uma classificação dos aços quanto ao teor de carbono.
Dependendo do seu conteúdo em carbono o aços são classificados em:
Aços com baixo teor de carbono, essas ligas contem geralmente menos que 0,25% de C. como conseqüência essas ligas são moles e fracas, porém possuem uma ductilidade e uma tenacidade excepcionais; além disso, são usináveis soldáveis e, dentre todos os tipos de aço, são os mais baratos de serem produzidos. Aplicações típicas para este tipo de liga incluem os componentes de carcaças de automóveis e chapas usadas em tubulações, edificações e latas estanhadas.
Aço com médio teor em carbono. Entre 0,25% e 0,6% de carbono em peso. Para melhorar suas propriedades são tratados termicamente. São mais resistentes que os aços baixo em carbono, porém menos dúcteis, sendo empregados em peças de engenharia que requerem uma alta resistência mecânica e ao desgaste.
Aços com alto teor de carbono: esses aços apresentam em média uma concentração de carbono e 0,60 a 1,4%p. são mais duros, mais resistentes e, porem, os menos dúcteis dentre todos