Si medidas
Tratou-se de criar um sistema simples e único de medidas que pudesse reproduzir-se com exatidão em qualquer momento e em qualquer lugar, com meios disponíveis para qualquer pessoa.
Em 1791 foi instituído na França o Sistema Métrico Decimal.
O Sistema Métrico é baseado na unidade "o metro" com múltiplos e submúltiplos decimais. Do metro é derivado o metro quadrado, o metro cúbico, e o quilograma que era a massa de um decímetro cúbico de água.
Naquela época a astronomia e a geodesia eram ciências que haviam adquirido um notável desenvolvimento. Foi realizada medições do comprimento do arco do meridiano terrestre em vários lugares da Terra. Finalmente, a definição de metro foi dada como a décima milionésima parte do comprimento de um quarto do meridiano terrestre. Sabendo que o raio da Terra é 6.37·106 m
2π·6.37·106/(4·10·106)=1.0006 m
Como o comprimento do meridiano não era prático para o uso diário, fabricou-se uma barra de platina, que representava a nova unidade de medida, colocada no departamento de Sevre na França, junto a unidade de medida representativa do quilograma, também fabricado em platina. Copias do metro e do quilograma foi distribuída para muitos países que adotaram o Sistema Métrico.
A definição de metro em termos de uma peça única de metal não era satisfatória, e a sua estabilidade não podia ser garantida ao longo dos anos, por mais que tivéssemos cuidado na sua conservação.
No final do século XIX foi produzido um notável avanço na identificação das linhas espectrais dos átomos. A. A. Michelson utilizou seu famoso interferômetro para comparar o comprimento de onda da linha vermelha do cádmio com o metro. Esta linha foi usada