shdbgvhuvrffv

705 palavras 3 páginas
erbrtbrtbrtbjknbjfebnO Hospital dos inocentes

O hospital dos inocentes, de Filippo Brunelleschi, projetado em 1419 e construído em 1427 é um significativo exemplar da arquitetura republicana e humanista como proposta por Alberti no Quatroccento.

Brunelleschi conferiu ao projeto deste edifício hospitalar uma importância similar ou até superior à dada aos templos religiosos, pois assim como as igrejas que na visão albertiana protegiam a cidade e combatiam a fortuna dos próprios homens, o hospital dos inocentes emana o valor de virtù necessário para regular a sociedade. Ele representa um componente fundamental do espaço urbano florentino.

A concepção da loggia foi desenvolvida em consonância com o contexto urbano, abrangendo o projeto da Piazza Santissima Annuziata , onde se localiza, em sua totalidade. Esta foi a primeira praça florentina concebida como uma estrutura unificada, desenvolvida por um único arquiteto. Sua implantação transformou a via dei Servi, sua principal rua de acesso, em um eixo de grande importância que a conecta ao Duomo de Santa Maria dei fiore.

A loggia compreende grande extensão da fachada do edifício, desenvolvendo oportunamente a transição entre público e privado, de suma importância num edifício deste uso. Seu desenho é de linhas claras e racionais, sua planta é organizada a partir de um eixo longitudinal que parte de um pátio interno, conferindo grande funcionalidade a seus espaços internos.

Neste projeto a parcimônia do privado torna possível o esplendor público. Esta é a grande diferença entre a ornamentação e o decoro. A loggia de Brunelleschi abandona a ostentação para alcançar a dimensão pública. O fruidor deste espaço pode indubitavelmente atestar o seu esplendor.

Movimento moderno

Partindo da dialética dos opostos, desenvolvida por Hegel, pode-se observar que a arquitetura ocorreu em movimentos incessantes e contraditórios através dos tempos. Um momento de positividade é prosseguido por um

Relacionados