sharepoint
- Introdução
O SharePoint é uma plataforma de colaboração voltada para empresas, com o SharePoint podemos criar sites ou um grupo de sites, os sites são estruturados hierarquicamente podendo ter recursos colaborativos, documentos compartilhados, direcionamento de documentos, blogs, wikis, tarefas, pesquisas e várias outras funcionalidades.
O sharepoint está sempre preparado para seus objetivos, ele é representado por um site dinâmico muito flexível. Designers e programadores podem altera-lo para chegar a necessidade esperada, ele cria um site que pode ser facilmente alterado sem necessidade de programação.
O sharepoint também é uma ferramenta de gestão de documentos, é totalmente integrado com o office, com isso, pode-se criar documentos em qualquer plataforma office e salvar diretamente no sharepoint, que pode, por exemplo, já ser deslocado para aprovação.
A criação de workflows também é um de seus pontos fortes, fluxos podem ser criados por dentro do próprio sharepoint.
Com o frontend de BI as tomadas de decisões ficas muito mais simples, é possível ver planilhas de Excel, gráficos e indicadores dentro do sharepoint, construídos de formas simples.
Existem vários tipos de sites no SharePoint, o top site é o mais alto da hierarquia, dentro dele todos os sites e sub-sites são formulados. Sites é o nível interno de top site nos vários tipos. Sub-site é o nível mais baixo. São tolerados sub sites dentro de sub sites, porém, eles não possuem relação um com o outro.
O SharePoint possui uma função bastante interessante, ele pode criar listas de usuários que é associada aos usuários do Windows ou do active directory, com isto, esses usuários possuem acesso ao SharePoint, assim podendo ter permissões específicas para acesso que é habilitada pelo administrador.
O SharePoint começou sua história nos anos 2000, para ser mais exato, lançou seu primeiro ambiente em 2001, veio com o intuito de permitir aos usuários criar sites, listas e bibliotecas de