Sgsi
É o tipo mais simples de criptografia, já que tanto o emissor quanto o receptor da mensagem possuem a mesma chave, ou seja, a mesma chave é usada tanto na codificação quanto na decodificação. Para ser realizada, basta que o emissor, antes de enviar a mensagem criptografada, envie a chave privada que será utilizada para descriptografá-la. Por exemplo podemos citar o 3DES, entre outros. Porém, a Chave Simétrica apresenta algumas desvantagem, problema grave, tal como a necessidade da troca constante dessas chaves e a impossibilidade de serem usados com fins de autentificação, já que a transmissão da chave privada de um para o outro pode não ser segura e acabar caindo em outras mãos, apesar de seus algoritmos serem mais rápidos do que os algoritmos assimétricos.
O 3DES (Triplo DES), sigla para Triple Data Encryption Standard, é um padrão de criptografia baseado em outro algoritmo de criptografia, o DES, desenvolvido pela IBM em 1974 e adotado como padrão em 1977. O 3DES usa 3 chaves de 64 bits. O tamanho máximo da chave é de 192 bits, embora o comprimento atual seja de 56 bits. Os dados são criptografados com a primeira chave, descriptografados com a segunda chave e finalmente criptografados novamente com uma terceira chave. Isto faz o 3DES ser mais lento que o DES original, porém em contrapartida oferece maior segurança.
Em vez de 3 chaves podem ser utilizadas apenas 2, fazendo-se K1 = K3.
A variante mais simples do 3DES opera da seguinte forma:
[pic]
Onde M é o bloco de mensagem a ser criptografado e k1, k2 e k3 são chaves DES. Esse algoritmo foi criado como uma evolução do DES, visto que já se nutriam dúvidas sobre a segurança deste, devido a chave ser pequena e o seu tamanho não estar aberto a expansões. A idéia desse novo algoritmo é fazer múltiplas cifragens com o DES, utilizando uma chave diferente para cada processo. Primeiramente, optou-se pela idéia do